Skip to Main

yellow-fever-what-you-need-to-know

Febre Amarela: O Que Você Precisa Saber.

Conheça mais sobre esta doença e seu agente transmissor.

Combater a febre amarela é um grande desafio em muitas partes da América do Sul, América Central e África. Aprenda tudo sobre o vírus da febre amarela e como preveni-lo.

O que é a febre amarela?

O vírus da febre amarela é um agente patogênico que pode ser transmitido às pessoas através da picada dos mosquitos, causando a doença da febre amarela. De acordo com o CDC (Centers for Disease Control and Prevention), a maioria daqueles que contraem o vírus apresenta sintomas leves ou não apresenta sintoma algum. Quando os sintomas são perceptíveis, demoram de três a seis dias para se desenvolver e incluem febre, calafrios, dores de cabeça, dores nas costas, enjoo e dores musculares. Sintomas graves acometem cerca de 15% dos infectados e incluem febre, icterícia e hemorragias. Em casos extremos, pode ocorrer a falência dos órgãos e morte.

Como a febre amarela pode ser prevenida?

Segundo a Anvisa, a vacina contra a febre amarela protege uma pessoa da doença por toda a vida e é recomendada para adultos e crianças acima de nove meses de idade. Além da vacina, o uso de repelentes como o OFF!® é também uma maneira de prevenir a febre amarela em crianças e adultos, pois ajuda a proteger contra os mosquitos que podem transmitir o vírus. Outros métodos complementares a estes e eficazes na prevenção incluem: instalar redes nas janelas dos quartos e eliminar os focos onde há água parada próxima à residência, pois assim as chances de reprodução destes insetos são diminuídas.

Quais mosquitos podem transmitir a febre amarela?

Apenas alguns tipos de mosquito transmitem o vírus da febre amarela. Na América do Sul, o mosquito das espécies Haemoagogus e Sabethes geralmente contraem o vírus ao picar macacos infectados. Estes mosquitos, então, são capazes de transmitir, através das suas picadas, o vírus aos humanos que se aventuram em áreas próximas ao habitat dos macacos.

Em áreas urbanas o Aedes aeqypti é a principal espécie responsável por espalhar a doença em humanos. Porém, de acordo com a Scielo, o ciclo da doença não é reportado no Brasil desde 1942. Este tipo de mosquito está acostumado a viver entre pessoas – pode ser encontrado dentro de casa, pôr seus ovos em pequenas quantidades de água (uma colher de chá é o suficiente) e costuma picar durante o dia.

Accordion

Onde há maior risco de contrair a febre amarela?

Em algumas partes da América do Sul, América Central e África pode-se encontrar algumas espécies de mosquitos que podem transmitir a doença. As áreas de risco podem variar e é necessário verificar com a CDC ou outras fontes seguras para informações sobre as áreas onde há maiores incidências de febre amarela.

Accordion

Quem possui maior risco de contrair a febre amarela?

Pessoas que vivem ou pretendem visitar alguns países na América do Sul, América Central e África correm o risco de serem picados e contrair a doença. Aqueles que não foram vacinados ou que não desenvolveram imunidade ao vírus anteriormente (ou seja, aqueles que já tiveram a doença no passado) podem contrair a febre amarela. De acordo com a CDC, os países com altos riscos de contaminação incluem:

África:

Angola
Benin
Burkina Faso
Burundi
Camarões
República Centro-Africana
Chade
República Democrática do Congo
República do Congo
Guiné Equatorial
Etiópia
Gabão
Gâmbia
Gana
Guiné
Guiné Bissau
Libéria
Mauritânia
Mali
Nigéria
Quênia
Senegal
Serra Leoa
Sudão
Sudão do Sul
Togo
Uganda

América Central E América Do Sul:

Argentina
Bolívia
Brasil
Colômbia
Equador
Guiana
Guiana Francesa
Panamá
Paraguai
Peru
Suriname
Trindade e Tobago
Venezuela

Apenas algumas regiões destes países possuem risco da transmissão da febre amarela. Para mais informações, visite o site da CDC.

Fontes: